quarta-feira, 18 de junho de 2008

As obrigações do jornalismo ambiental

Após a segunda Guerra Mundial, quando o debate sobre o meio ambiente ganhou relevância, a pauta socioambiental começou a ser abordada de forma mais veemente na mídia. No Brasil, um dos expoentes da imprensa nas questões ambientais é o jornalista André Trigueiro. Apresentador do Jornal das Dez, da Globo News, Trigueiro roteirizou e apresentou na emissora vários especiais sobre sua temática preferida. Mantém na Rádio CBN um programa com o mesmo título do livro que lançou, Mundo sustentável, e escreve regularmente sobre o assunto.

Na entrevista feita pelo Observatório da Imprensa, André Trigueiro comenta o perfil de abordagem midiática sobre temas relacionados ao meio ambiente. “A sensibilidade da mídia para os assuntos ambientais é invariavelmente determinada por circunstâncias trágicas. Vazamentos de óleo, enchentes, estiagem, queimadas, furacões e terremotos merecem lugar de destaque no noticiário, o que é correto”. André ainda explica a real necessidade ainda não cumprida dos meios de comunicação de esclarecer à população sobre os riscos que a natureza corre.

Apesar de estar no nosso cronograma, a tão esperada entrevista com o jornalista ainda não pôde ser feita. Questões como o papel da mídia especializada no debate ambiental, a influência do marketing verde e a espetacularização da mídia de massa não foram suficientemente exploradas, mas os comentários do especialista já são interessantes para uma primeira análise sobre o recém-chegado jornalismo ambiental. Ficamos com um gostinho de quero mais.

3 comentários:

Juliana Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Marques disse...

Legal! Vocês viram o André hoje aqui na ECO?
Na fala dele ficou visível a importância de não valorizar somente o jornalismo ambiental isolado, mas inserido em todos os outros campos do jornalismo. O que não é maluquice, porque de uma maneira ou de outra, todos nós devemos saber um porquinho de "eco jornalismo" para estar antenado em qualquer outro acontecimento. E uma coisa que ele falou para mim: mais importante que escrever as matérias nos jornais ou nas revistas, é ter o embasamento teórico da divulgação científica. Me identifiquei muito com isso porque trabalho na revista Ciência Hoje, e sempre tenho que estar por dentro do que acontece nessa área, que eu adoro. Bem, se vocês quiserem posso enviar as anotações que eu fiz da palestra do André. Não é uma entrevista, mas rende boas discussões. Bjs, e parabéns pelo Blog!