Em vez de esperar ações repressivas do IBAMA aos madeireiros ilegais, grandes fazendeiros e demais vilões (inescrupulosos e devidamente ricos, ou seria o contrário?) que dia a dia devastam as florestas nacionais, comece hoje mesmo a salvar o planeta.
Reduza o consumo de energia elétrica
Por ser um país rico em recursos hídricos e possuir um relevo repleto planaltos, a energia hidrelétrica é uma solução viável e a mais adotada no Brasil, mas o fato de não liberar CO2 na atmosfera como as termoelétricas não reduz o impacto ambiental dessa matriz. A cada novo projeto de hidrelétrica, uma nova trágedia se anuncia com o deslocamento das populações, o inundamento uma enorme área, geralmente preservada, e alteração brutal de todo o ecossistema da região.
Compre com consciência
Ao comprar carnes, pergunte sempre de onde ela veio. Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens.
Quando precisar comprar madeira, verifique se possuem o selo FSC. Ele é a garantia de que a madeira foi retirada corretamente. Quanto mais incentivamos o manejo sustentável, menores serão os incentivos para desmatar completamente determinadas áreas.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Faça a diferença
Pequenas mudanças nos hábitos fazem toda a diferença, uma vez que o seu consumo está diretamente ligado a degradação do meio ambiente e redução dos recursos naturais do planeta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário